- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 7 , MAIO 2025
A Câmara Municipal de Cuiabá rejeitou, por 10 votos contrários e 5 favoráveis, o pedido de urgência especial para o projeto de lei do vereador Rafael Ranalli (PL), que propõe o corte de investimentos públicos municipais no Carnaval pelos próximos quatro anos.
Ranalli solicitou que a tramitação ocorresse em regime de urgência, o que permitiria uma análise rápida, dispensando algumas formalidades regimentais. No entanto, o requerimento de urgência foi rejeitado após pedido do líder do prefeito Abilio Brunini (PL), vereador Dilemário Alencar (União), que argumentou a necessidade de maior discussão com entidades representativas do comércio.
Durante o debate, a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Lorenna Bezerra, destacou que não houve diálogo com o setor e ressaltou que o Carnaval representa um impulsionamento econômico essencial para a cidade, especialmente para pequenos comerciantes e prestadores de serviço.
Após a decisão da Câmara, o vereador Rafael Ranalli afirmou que pretende continuar com a discussão e ressaltou que conta com apoio popular para sua proposta. “Acho que muita gente, não vou dizer a maioria, porque tem que mensurar, mas muita gente concorda que o dinheiro do Carnaval não é prioridade”, declarou o parlamentar.
O projeto seguirá tramitando normalmente na Câmara e ainda passará por novas discussões antes de uma decisão final.