- CUIABÁ
- SEGUNDA-FEIRA, 5 , MAIO 2025
Na manhã deste sábado (1), um terremoto de magnitude 4,5 na Escala Richter foi registrado no município de Poconé, a 104 km ao sul de Cuiabá. O evento sísmico ocorreu por volta das 5h14 e durou apenas alguns segundos. Embora tenha sido sentido na região, o tremor é classificado como de baixa intensidade e é comum que seja percebido até 100 km de distância do epicentro.
“Durou uns três ou quatro segundos, foi rápido mas forte e balançou tudo!”, relatou um morador.
De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a região de Poconé já apresenta histórico de atividade sísmica. No raio de 100 km, 19 eventos anteriores foram registrados, sendo o mais forte o terremoto de magnitude 5,4, ocorrido em 1964.
Embora tremores de terra sejam um fenômeno frequente no Brasil, com registros quase semanais em diversas partes do país, a grande maioria desses eventos possui causas naturais. Eles ocorrem devido à movimentação repentina de falhas geológicas, causadas por pressões internas na crosta terrestre. Esses tremores podem ser sentidos em áreas próximas à sua origem, como aconteceu em Poconé, mas, geralmente, não oferecem risco significativo à população.