- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
O governo de Donald Trump alcançou o que, até recentemente, parecia improvável: conseguiu unir diferentes espectros políticos — da esquerda à direita, incluindo o governo Lula e a senadora bolsonarista Tereza Cristina (PP-MS) — para a aprovação de um projeto de lei que possibilita ao Brasil retaliar comercialmente os Estados Unidos em resposta ao “tarifaço” anunciado por Trump, com início previsto para esta quarta-feira (2).
O projeto agora seguirá para análise na Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação no plenário do Senado.
Nos últimos discursos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem defendido que o Brasil adote uma política de reciprocidade, respondendo de maneira equivalente às ações dos EUA. Desde 12 de março, os Estados Unidos já implementaram uma tarifa de 25% sobre a importação de aço e alumínio, afetando significativamente o setor siderúrgico brasileiro. O Brasil é o segundo maior fornecedor de aço para os Estados Unidos, de acordo com dados do Departamento de Comércio norte-americano.
Veja como votou cada senador