- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta sexta-feira (4), que “não está na pauta” apoiar o atual governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), caso ele decida se candidatar à Presidência nas eleições de 2026. Em visita a Curitiba, Bolsonaro foi questionado sobre a viabilidade de Ratinho Jr. para o cargo, caso o ex-presidente, inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não participe da disputa.
“Isso não está na pauta. Sempre gostei dele [Ratinho Jr.], tivemos uma boa parceria no passado”, declarou Bolsonaro. Segundo apuração da CNN, Ratinho Jr. deve formalizar sua pré-candidatura à Presidência ainda este ano, sendo o favorito do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para o pleito.
Em outro momento, Bolsonaro também se pronunciou sobre o ato que realizará no próximo fim de semana, na Avenida Paulista, em São Paulo, em defesa da anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O ex-presidente classificou a pauta como “humanitária” e afirmou que o processo está “atrasado”, enfatizando: “Acredito que teremos muita gente lá [no ato]. Essa anistia humanitária já está atrasada, no meu entender”.
A proposta de anistia, que está travada na Câmara dos Deputados, enfrenta resistência. A oposição agora busca apoio individual de deputados para solicitar urgência na votação do projeto, após a estratégia inicial de obter o respaldo dos líderes partidários.