- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, nesta quinta-feira (10), a decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de retomar a exigência de visto para turistas provenientes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Em suas redes sociais, Bolsonaro afirmou que a medida representa uma “inversão de política” em relação ao seu governo, que adotou uma estratégia de abertura e facilitação da entrada de turistas para impulsionar a economia e melhorar a imagem do Brasil no exterior.
Bolsonaro considerou a mudança um retrocesso no estímulo ao turismo internacional, destacando que, em 2019, sua administração havia dispensado a exigência de visto para cidadãos desses três países, além do Japão. Ele ressaltou os possíveis impactos negativos dessa decisão para o setor.
Exigência de visto
A medida, anunciada pelo governo brasileiro em maio de 2023, entrou em vigor à meia-noite desta quinta-feira. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a alteração foi baseada no princípio da reciprocidade. O governo justificou a medida, afirmando que os Estados Unidos, Canadá e Austrália não oferecem isenção de visto para cidadãos brasileiros e que o Brasil não concederá isenção unilateral para turistas desses países.