- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou neste sábado (19) que, de acordo com o comandante-chefe das forças armadas da Ucrânia, os ataques de artilharia russos não cessaram, apesar do anúncio de cessar-fogo de Páscoa feito pelo presidente russo Vladimir Putin. Zelensky informou, por meio da rede social X, que as operações ofensivas das tropas russas continuam em várias frentes de batalha e que o fogo da artilharia não diminuiu.
“Portanto, não há confiança nas palavras vindas de Moscou”, afirmou Zelensky, ressaltando que a Rússia rejeitou uma proposta de cessar-fogo total de 30 dias feita pelos Estados Unidos no mês passado. O presidente ucraniano disse que, se Moscou realmente se comprometesse com uma trégua total e incondicional, a Ucrânia estaria disposta a seguir a mesma linha de ação.
“Se um cessar-fogo completo for realmente concretizado, a Ucrânia propõe estendê-lo além do dia de Páscoa, 20 de abril”, completou Zelensky.
Trégua Temporária de Putin
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma trégua temporária durante o feriado de Páscoa, que começou neste sábado (19) às 18h (horário local) e vai até a meia-noite de segunda-feira (21). O governo russo justificou a medida com “considerações humanitárias” e determinou a suspensão de todas as atividades militares durante o período.