- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
O arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva, manifestou profundo pesar pela morte do Papa Francisco, ocorrida na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos. O pontífice, 266º sucessor de São Pedro, faleceu enquanto se recuperava de uma pneumonia que o manteve internado por cerca de 40 dias.
Em nota oficial publicada nas redes sociais da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Mário ressaltou a importância histórica e espiritual do papa, definindo-o como um “homem de fé inabalável”.
“Homem de fé inabalável, pastor próximo do povo e incansável promotor da paz, do diálogo e da misericórdia, o Papa Francisco marcou a história da Igreja com seu testemunho de simplicidade evangélica, cuidado com os pobres, zelo pela Casa Comum e firme chamado à sinodalidade”, disse.
Em 2022, os dois se encontraram durante o Encontro de Bispos da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Roma. Segundo o arcebispo, o Papa Francisco marcou a Igreja com um testemunho autêntico de simplicidade evangélica, atenção aos pobres e defesa da Casa Comum. “Seu pontificado foi uma luz para os tempos de incerteza, guiando o povo de Deus com palavras e gestos inspirados no Evangelho”, afirmou Dom Mário.
O líder da Igreja em Cuiabá destacou ainda o sentimento de união com toda a Igreja Católica diante do falecimento do pontífice. “Neste momento de luto e oração, unimo-nos ao Colégio dos Cardeais, ao clero, aos religiosos, às religiosas e a todos os fiéis do mundo inteiro, agradecendo a Deus pela vida e missão do Santo Padre Francisco”, escreveu.
Por fim, Dom Mário pediu orações pelo descanso eterno do Papa Francisco e entregou sua alma à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e Mãe da Igreja. “Confiamos o descanso eterno daquele que nos ensinou a caminhar como irmãos”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram