- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
Os cardeais brasileiros que participarão do Conclave — processo que elegerá o novo Papa — começaram a embarcar para Roma, na Itália, nesta terça-feira (22). A informação foi confirmada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que informou que os embarques estão sendo realizados de acordo com a disponibilidade de voos.
Os primeiros a seguir viagem devem ser Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da CNBB, e Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. Ambos também irão participar das exéquias do Papa Francisco, que faleceu na segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.
Sete brasileiros no Conclave
Ao todo, sete cardeais brasileiros estão aptos a participar do Conclave, conforme a lista oficial divulgada pelo Vaticano. De acordo com as normas da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar na escolha do novo pontífice.
Confira os nomes dos cardeais brasileiros eleitores:
Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB (64 anos)
Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil (65 anos)
Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (75 anos)
Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (74 anos)
Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (57 anos)
Dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília (77 anos)
Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus (74 anos)
A previsão é de que o Conclave tenha início dentro de até 20 dias, prazo estabelecido pelas regras do Vaticano após a morte de um Papa. Durante esse período, os cardeais se reúnem em oração, reflexão e deliberação para escolher o novo líder da Igreja Católica.