- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
A noite de segunda-feira (21) foi marcada por profunda comoção na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Centenas de fiéis se reuniram para participar de uma missa especial em homenagem ao Papa Francisco, que faleceu na madrugada após enfrentar complicações na saúde.
A notícia abalou a comunidade católica em todo o mundo, e em Cuiabá, não foi diferente. Na celebração conduzida por Dom Mário, bispo da Diocese, o clima era de oração, lágrimas e gratidão por tudo o que o pontífice representou durante seu papado.
Entre os fiéis presentes, Salvador Flávio, de 62 anos, expressou seu sentimento de perda profunda, destacando a importância do Papa para a Igreja e para sua própria caminhada espiritual. “Na minha maneira de ver, foi um excelente Papa, inclusive pelo nome que adotou: Francisco. Eu sou franciscano. Ele deixou um legado imenso. Foi uma perda e espero que o próximo papa siga uma linha semelhante à de Francisco”, disse.
A senhora Dalva Luiza, de 66 anos, acordou com a triste notícia enquanto rezava o rosário. “Foi um baque. Perdemos um ícone da igreja católica. Um homem simples, que transmitia paz só com o olhar. Sei que ele está no céu com Nossa Senhora. Ele nos ensinou a viver com humildade, amor e fé. E é isso que precisamos seguir”, disse.
Dona Maria de Fátima Melo, de 66 anos, emocionou-se ao relembrar o carinho que sentia pelo pontífice. “Hoje é um dia muito triste. Perdemos o líder da nossa igreja. Nosso coração está sangrando porque ele nos deixou. Mas eu creio que ele descansou, sofreu muito, e mesmo assim não hesitou em mostrar ao mundo sua fragilidade. Foi um papa humilde e muito amado. Ele está no coração de Jesus e Nossa Senhora”, expressou.
Para o jovem Lucas Capistrano, de apenas 18 anos, o momento era de reflexão e fé. “É um dia triste, mas também feliz, porque temos a certeza que ele está no céu com Jesus Cristo. Ele foi o sucessor de Pedro, o pastor do rebanho da Igreja. É muito respeitado por nós, católicos”, pontuou.
Já Cleide Maria de Oliveira, de 67 anos, resumiu o sentimento de muitos ao dizer: “O Papa é o sucessor de Jesus Cristo aqui na Terra. Ele combateu o bom combate, fez sua Páscoa. Lutou pelos pobres, pela ecologia, nos ensinou a cuidar da casa comum. O que ele fez fica como um legado eterno, não só para os católicos, mas para toda a humanidade”, pontuou.
A missa, celebrada em sufrágio da alma do Papa Francisco, foi um momento de união, onde a dor se misturava com a fé, e a saudade era confortada pela certeza de que, para muitos ali, o Papa já repousa nos braços de Deus.
O mundo despede-se hoje de um líder espiritual que marcou época com sua simplicidade, coragem e compromisso com os mais vulneráveis. Em Cuiabá, a saudade ficou impressa no silêncio respeitoso, nas preces sussurradas e nos olhos marejados dos fiéis.