terça-feira, 22 - abril 2025 - 16:11

EUA sinalizam apoio à Argentina com possível linha de crédito emergencial, diz Bloomberg


Milei e Trump
Milei e Trump

O governo dos Estados Unidos está disposto a oferecer uma linha de crédito à Argentina caso um choque externo comprometa a recuperação econômica liderada pelo presidente Javier Milei. A informação foi divulgada nesta terça-feira (22) pela Bloomberg News, com base em declarações do secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, durante evento fechado do JPMorgan, em Washington.

Segundo a agência, os Estados Unidos consideram utilizar o Fundo de Estabilização Cambial para apoiar a Argentina, desde que a crise não seja causada por ações do governo argentino e que Milei mantenha o rumo das atuais políticas econômicas. As falas de Bessent foram relatadas por fontes com conhecimento direto do evento, já que o encontro não foi aberto ao público.

A sinalização de apoio reforça a aproximação entre os governos de Javier Milei e Donald Trump. No último dia 14 de abril, Bessent esteve na Casa Rosada, sede do governo argentino, onde se reuniu com Milei. Após o encontro, o secretário do Tesouro elogiou as reformas econômicas implementadas na Argentina e destacou o compromisso do país em reduzir barreiras comerciais com os Estados Unidos.

Desde a reeleição de Donald Trump, Milei tem reiterado seu alinhamento com o republicano e manifestado interesse em negociar um acordo de livre comércio entre os dois países. A iniciativa se insere no contexto de uma política externa mais voltada para o eixo Washington–Tel Aviv, defendida por Milei desde o início de seu mandato.

+