terça-feira, 22 - abril 2025 - 16:43

Parque Novo Mato Grosso terá R$ 900 milhões investidos até 2026


Reprodução
Reprodução

A Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu, nesta terça-feira (22), o presidente da Mato Grosso Participações e Projetos (MT Par), Wener Kesley dos Santos, para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras do Parque Novo Mato Grosso. O complexo está localizado na região de Chapada dos Guimarães e terá investimento estimado em R$ 900 milhões por parte do Governo do Estado.

Segundo Wener, a previsão é que as obras sejam concluídas até o final de 2026, com possibilidade de entregas parciais ainda em 2025. “O governo trabalha para entregar 100% do Parque Novo Mato Grosso até o final do próximo ano. A parte mais demorada, a terraplanagem, já está pronta, o que nos dá vantagem no cronograma”, explicou o presidente da MT Par.

Acesso gratuito e infraestrutura robusta

Durante a audiência, o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), presidente da Comissão de Infraestrutura, expressou preocupação com a possível cobrança de entrada. Segundo ele, a população terá acesso gratuito ao parque. “Será cobrada apenas uma taxa de manutenção de quem utilizar os equipamentos. Não haverá cobrança de entrada”, afirmou.

Originalmente idealizado como um autódromo, o projeto foi ampliado para incluir áreas de lazer, cultura e turismo. Entre as atrações, destacam-se uma roda-gigante de 108 metros de altura, com 42 cabines e capacidade total para 336 pessoas, visível a partir do centro de Cuiabá e da rodovia de acesso à Chapada.

Complexo de eventos e estrutura esportiva

O Espaço Show, voltado a grandes eventos nacionais e internacionais, está com 60% das obras concluídas e deve ser inaugurado em novembro deste ano. A arena terá capacidade para até 80 mil pessoas, ocupando 45 mil m².

Outro destaque é o autódromo, projetado para receber competições regionais, nacionais e internacionais, com pista principal de 4,6 km, além de estrutura de autocross, arrancada, camarotes e arquibancadas. Ao lado, a pista de kart já está finalizada, com 95 mil m² de área construída, 20 traçados possíveis e pista principal de 1.150 metros.

Segundo Wener Santos, a execução do parque ocorre por meio de diversos contratos, o que explica o ritmo desigual nas frentes de obra. “Alguns setores estão com 70%, 80% ou até 90% prontos, enquanto outros ainda estão em 30%”, detalhou. Ele garantiu à Comissão que, ao menos 70% do projeto será entregue até o fim de 2026.

Referência internacional

O Parque Novo Mato Grosso é tratado como um projeto de referência na América Latina, com foco em impulsionar o turismo, o esporte e a cultura no estado. “Não é apenas um espaço para corridas. É um ambiente multifuncional, pensado para atrair visitantes, gerar emprego e promover o nome de Mato Grosso no cenário nacional e internacional”, concluiu Santos.

+