- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
O deputado estadual Eduardo Botelho (União) se posicionou em defesa do voto secreto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), destacando que o mecanismo é fundamental para garantir a independência do parlamento e possibilitar votações mais livres. Em sua fala, Botelho afirmou que diversas derrubadas de vetos só foram possíveis graças ao sigilo nas votações.
“Se não fosse secreto, eu não sei se conseguiríamos derrubar alguns vetos”, afirmou o parlamentar, durante cerimônia de assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o Hospital Israelita Albert Einstein para a gestão do Hospital Central, em Cuiabá, na noite desta terça-feira (22).
A declaração foi uma resposta à senadora Margareth Buzetti (PSD), que, nas redes sociais, questionou o uso do voto secreto em Assembleias Legislativas, especialmente em projetos que impactam diretamente a população. Botelho afirmou que o voto secreto é um instrumento legítimo da democracia e evitou polemizar com a senadora. “É a opinião dela, vamos respeitar. Cada um tem o direito de pensar diferente. Isso é democracia”, comentou.
O deputado também ressaltou que muitos parlamentares que antes eram contrários ao voto secreto passaram a reconhecê-lo como essencial no processo legislativo. “Eu defendo o voto secreto e sua manutenção. Muitos que eram contra, hoje reconhecem o valor dessa prática”, concluiu.