- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 13 , MAIO 2025
O mandato do deputado estadual Wilson Santos (PSD) tem se destacado pela atuação voltada à inclusão social e à assistência de pessoas com dificuldades no neurodesenvolvimento, especialmente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre as 16 leis de sua autoria já sancionadas, uma das mais relevantes é a Lei nº 11.349/2021, que institui a aplicação do questionário M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) nas unidades de saúde públicas e privadas de Mato Grosso, como ferramenta para o rastreamento precoce de sinais de autismo.
Segundo o parlamentar, a iniciativa é fruto de um trabalho iniciado em 2019, diante das dificuldades enfrentadas por muitas famílias, especialmente quando o diagnóstico do TEA ocorre de forma tardia.
— Infelizmente, muitos pais enfrentam obstáculos no momento do diagnóstico. Por isso, é fundamental que, ao notarem certos sinais, procurem ajuda especializada. A detecção precoce pode mudar o futuro dessas crianças — destacou Wilson.
O questionário M-CHAT é recomendado pelo Ministério da Saúde e voltado para crianças de 16 a 30 meses de idade. Aplicado por profissionais da saúde, o instrumento conta com 23 perguntas que avaliam comportamentos específicos, como interesse por outras crianças, brincadeiras de faz-de-conta, resposta ao ser chamado pelo nome, contato visual e sensibilidade a ruídos.
A partir das respostas, é possível identificar se o risco de TEA é baixo, médio ou alto. Em caso de indicação positiva, a criança deve ser encaminhada para avaliação especializada e início de intervenção precoce.