- CUIABÁ
- SEXTA-FEIRA, 23 , MAIO 2025
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), reforçou a relevância da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no lançamento do Programa Solo Vivo, marcado para este sábado (24), às 10h, no Assentamento Santo Antônio da Fartura, na zona rural de Campo Verde, a 137 km de Cuiabá. Segundo o ministro, a iniciativa inovadora tem como objetivo capacitar a agricultura familiar, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e garantindo a segurança alimentar das comunidades rurais.
“Vamos juntos receber o presidente Lula e sua comitiva para o lançamento do Programa Solo Vivo, que consiste na recuperação de áreas degradadas com calcário e fosfato, para que as pequenas propriedades também possam produzir com tecnologia, assim como os grandes produtores do nosso estado”, afirmou Fávaro.
Durante o evento, serão entregues máquinas e equipamentos agrícolas a produtores da reforma agrária e a agricultores familiares da região. A ação integra os investimentos federais voltados a fomentar a produção rural sustentável e a combater as desigualdades no campo.
A visita de Lula, inicialmente prevista para o último sábado (17), foi adiada em função da participação do presidente no funeral do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica. Esta será a segunda visita do presidente à Mato Grosso em 2025. Em 4 de abril, Lula esteve na aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, em São José do Xingu, onde se reuniu com o cacique Raoni.