- CUIABÁ
- SÁBADO, 12 , JULHO 2025
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), anunciou nesta quarta-feira (28) que a Casa decidiu atuar em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nas investigações sobre os empréstimos consignados firmados com a empresa Capital Consig S.A. A decisão foi tomada pelo Colégio de Líderes durante reunião ordinária na Casa de Leis.
Segundo Russi, neste momento, está descartada a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o tema. “Acabamos de fazer uma reunião com a participação de todos os deputados. Fizemos vários encaminhamentos, e um deles foi a questão dos consignados”, afirmou durante pronunciamento em plenário.
O parlamentar explicou que houve cobrança por parte da imprensa sobre a possibilidade de a Assembleia propor uma CPI, mas que a decisão foi acompanhar os trabalhos da Mesa Técnica criada pelo TCE-MT. “O deputado Henrique Lopes já está organizando uma audiência pública para os próximos dias, e ficou definido que vamos aguardar o andamento dessas ações”, disse.
Russi também destacou a iniciativa do Executivo estadual, que suspendeu por 90 dias os descontos em folha dos contratos vinculados à Capital Consig, após denúncias de irregularidades. “Felizmente o Estado tomou uma medida acertada. A Assembleia já havia saído na frente, com a apresentação de um projeto de lei de autoria do deputado Wilson Santos, que eu e outros deputados assinamos juntos, solicitando providências e o cancelamento do contrato com a empresa”, lembrou.
De acordo com o presidente da ALMT, a Casa continuará acompanhando de perto os desdobramentos. “Vamos trabalhar em conjunto com o Tribunal de Contas, que já instalou a Mesa Técnica com profissionais capacitados. Queremos investigar tudo o que está chegando até nós, porque todos os dias surgem novas informações sobre o caso”, concluiu.