- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 15 , JULHO 2025
O ex-jogador Daniel Alves venceu um processo contra a ex-esposa Dinorah Santana na Justiça da Espanha e irá recuperar 628 mil euros (cerca de R$ 4 milhões, na cotação atual) que estavam bloqueados. A informação foi divulgada pelo jornal espanhol Marca nesta terça-feira (17).
O valor se refere a pagamentos de pensão alimentícia destinados aos filhos do casal, Daniel Filho e Victória Alves. O Tribunal de Justiça da Catalunha concluiu que o ex-lateral da Seleção Brasileira cumpriu integralmente o acordo de pensão determinado anteriormente, rejeitando as acusações feitas por Dinorah.
A empresária alegava que o jogador deixou de pagar a pensão desde 2011, ano em que o casal se separou. Com a decisão, a Justiça determinou que o valor bloqueado será devolvido a Daniel Alves, que também terá direito ao reembolso de todos os custos legais do processo. O caso ainda segue em tramitação na Justiça brasileira.
Caso de estupro e liberdade provisória
Além da disputa judicial com a ex-esposa, Daniel Alves também é réu em um caso criminal na Espanha. Em fevereiro de 2024, ele foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma jovem de 22 anos em uma boate de Barcelona, ocorrido em 2022.
Apesar da condenação, a Justiça espanhola concedeu liberdade provisória ao ex-jogador enquanto aguarda o julgamento de recursos. Ele foi libertado em 25 de março de 2024, após pagar uma fiança de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,4 milhões). Ao todo, Daniel Alves passou 430 dias preso, entre 20 de janeiro de 2023 e a data de sua liberação.
A sentença também incluiu:
Cinco anos de liberdade supervisionada após o cumprimento da pena;
Indenização de 150 mil euros à vítima;
Proibição de se aproximar da vítima por nove anos;
Pagamento de todas as custas processuais.
Durante o julgamento, Daniel Alves negou ter cometido o crime, alegou ter ingerido bebida alcoólica na ocasião e chorou em depoimento.
Carreira
Aos 40 anos, Daniel Alves teve uma carreira de destaque no futebol, atuando profissionalmente entre 2001 e 2023. Passou por clubes como Bahia, Sevilla, Barcelona, Juventus, Paris Saint-Germain, São Paulo e Pumas-México. Pela Seleção Brasileira, defendeu o país entre 2006 e 2022, participando de conquistas importantes como a Copa América e os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde foi capitão na conquista do ouro.