sexta-feira, 20 - junho 2025 - 15:07

Vídeo; Câmara arquiva pedido de cassação; vereador diz que é xingado de “filho da p…” e corno


Reprodução
Reprodução

O prefeito Levi Ribeiro (PL), de São José do Rio Claro (a 296 km de Cuiabá), protocolou um pedido de cassação do mandato do vereador Ronney Fernandes (PSD) após ser cobrado pelo parlamentar durante uma reunião na Câmara Municipal. A cobrança, relacionada à falta de obras no bairro Rio Claro, teria motivado o chefe do Executivo a solicitar a abertura de uma Comissão Processante (CP) contra o vereador. O pedido, no entanto, foi arquivado após votação em plenário realizada no último dia 16 de junho.

Segundo a denúncia apresentada pelo prefeito, a reunião na Câmara tinha como objetivo apresentar detalhes sobre a instalação do programa Vigia Mais e melhorias no assentamento Água Limpa. Durante o encontro, o vereador Ronney questionou a ausência de investimentos em bairros mais carentes da cidade.

Ainda de acordo com o prefeito, Ronney teria utilizado um tom agressivo e declarado: “Se você não mexer, você terá problema comigo”. A fala foi interpretada por Levi Ribeiro como uma ameaça, o que o levou a acusar o vereador de conduta antiética e incompatível com o exercício da função pública.

A votação do pedido de abertura da CP ficou empatada: quatro vereadores votaram a favor e quatro contra. Coube ao presidente da Câmara, Edmar Fidelis Maximiano, o Pelezinho (União), proferir o voto de minerva. Ele decidiu pelo arquivamento da denúncia, encerrando o processo.

Durante a sessão, o vereador Betinho (Republicanos) saiu em defesa de Ronney e argumentou que cobranças mais enfáticas por parte de parlamentares refletem a insatisfação da população com a administração municipal.

“A sociedade chama vereador de filho de uma p…, corno, filho de uma égua, por causa de uma gestão que não faz o papel dela. O vereador cobra nervoso o prefeito que tem um descaso com a gestão. Por isso, eu voto para arquivar esta denúncia”, declarou Betinho durante o debate.

Com o arquivamento da denúncia, o vereador Ronney Fernandes segue no cargo e nenhuma medida disciplinar será adotada.

+