domingo, 6 - julho 2025 - 08:00

Cattani diz que Abilio ‘premia invasores’ ao defender regularização de ‘grilagem’


Cattani – ALMT
Cattani – ALMT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), foi alvo de críticas de seu próprio aliado político, o deputado estadual Gilberto Cattani (PL), durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizada na última quarta-feira (2). Cattani reagiu à possibilidade de o gestor municipal regulamentar áreas invadidas na capital e acusou o prefeito de “premiar invasores”, gerando forte reação do público presente, que passou a vaiá-lo.

“Aqui eu quero mandar um recado especial para o meu amigo, meu parceiro, meu correligionário, prefeito da capital, Abilio Brunini. Se o senhor, Abilio, regulamentar novamente, por mais uma vez, uma invasão dentro de Cuiabá, o senhor estará premiando o invasor e prejudicando aquela pessoa que está perdendo a sua propriedade. O senhor está dizendo que a vida do seu João Pinto foi jogada na lata do lixo”, declarou Cattani, em referência ao produtor rural João Pinto, morto em um conflito fundiário no Contorno Leste.

Os apontamentos ocorreram no mesmo dia que moradores da região ocupavam as galerias do plenário cobrando a regularização da área, que é alvo de processos de desapropriação, na Capital.

Mesmo sob protestos nas galerias, o parlamentar manteve o tom e afirmou que a morte do produtor foi resultado direto da ocupação ilegal. “Mataram covardemente o senhor João Pinto, mataram nessa invasão de propriedade. Quem invade, Abilio, quem invade não merece ser regulamentado. Quem invade tem que ser expropriado. Ele é que tem que ser expropriado”, disse.

O deputado concluiu sua fala com uma cobrança simbólica. “Não é uma questão de indenização dos proprietários. Não é uma questão de indenização. É uma questão de honra”, afirmou.

+