terça-feira, 8 - julho 2025 - 19:42

Max rebate Abilio sobre abandono da Santa Casa; ‘talvez ele tenha virado as costas’


IMG_7946
IMG_7946

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), rebateu as declarações do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), sobre o abandono da Santa Casa de Misericórdia e afirmou que, ao contrário do que diz o gestor municipal, quem pode ter “virado as costas” para o unidade foi o próprio Abilio.

“Talvez ele tenha virado [as costas para a Santa Casa]. A gente tem feito nosso trabalho dentro da nossa área de atuação”, declarou Russi na noite desta terça-feira (8).

A resposta veio após o prefeito afirmar que a Santa Casa está sendo “deixada de lado” pelos demais poderes, incluindo os deputados e a Assembleia, e que estuda assumir a responsabilidade pela unidade mesmo sem ter condições financeiras de arcar com a compra do imóvel. Segundo Abilio, os deputados “sumiram” da discussão e não demonstram mais interesse em salvar o hospital, que é o mais antigo do estado.

Max Russi, no entanto, afirma que o Parlamento estadual vem cumprindo seu papel ao cobrar o Governo do Estado e propor soluções. Segundo ele, a Assembleia chegou a pedir que o governador Mauro Mendes (União Brasil) comprasse o imóvel e o repassasse ao município, mas depois foi surpreendida com a informação de que a Prefeitura havia desistido de assumir a unidade.

“Inclusive pedimos ao governador que fizesse a compra e entregasse ao município de Cuiabá. Depois disso, ficamos sabendo que o prefeito tinha desistido de assumir a Santa Casa”, afirmou.

A declaração ocorre após o governador Mauro Mendes reafirmar que a unidade será fechada definitivamente, assim que o Hospital Central for inaugurado, em setembro. De acordo com o Estado, a Santa Casa não pertence ao governo e tem uma dívida trabalhista acumulada de mais de R$ 50 milhões, sendo R$ 43,7 milhões já judicializados em cerca de 470 processos.

+