- CUIABÁ
- SÁBADO, 12 , JULHO 2025
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) rebateu, nesta semana, a declaração do presidente municipal do MDB em Cuiabá, Francisco Faiad, que sugeriu que a parlamentar deixasse de lado a disputa interna pela presidência estadual do partido para focar exclusivamente em sua possível candidatura ao Senado nas eleições de 2026.
Durante entrevista, Janaina afirmou que o processo de reorganização do partido está avançando de forma estruturada e com diálogo interno. “A construção da nova executiva do partido está sendo muito bem feita. Fizemos uma reunião preparatória muito boa. Acredito que vamos construir uma chapa de consenso dentro do partido. Estou muito animada com isso”, disse, em uma fala interpretada como um recado direto a Faiad, que havia defendido, no início da semana, que a deputada deveria “escolher uma missão só”.
Apontada como favorita para assumir a presidência estadual da sigla, Janaina reforçou seu protagonismo no processo de reestruturação do MDB em Mato Grosso e destacou a necessidade de reposicionamento político. Segundo ela, o momento exige diálogo, união e uma nova estratégia de atuação partidária.
A deputada articula uma guinada ideológica do MDB no estado, com foco na centro-direita e no afastamento da legenda em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A estratégia inclui a reorganização dos diretórios municipais, o fortalecimento de alianças com partidos mais alinhados à direita e a adoção de um discurso de oposição ao Palácio do Planalto.
Janaina também afirmou que pretende dialogar com o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o “Emanuelzinho” — atual vice-líder do governo Lula na Câmara — para que ele participe do processo de reconstrução partidária. Nos bastidores, no entanto, a saída dele e de seu pai, o ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, rumo ao PSD do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, é dada como praticamente certa.
“Entre nós, deputados estaduais e federais, talvez só com a exceção do Emanuelzinho — também não sei, porque ele não falou para mim que é contra. Mas a gente vai chamar ele também para participar”, declarou Janaina, sinalizando abertura ao diálogo, inclusive com figuras próximas ao governo federal.
A disputa interna no MDB evidencia as divergências ideológicas que atravessam a sigla em Mato Grosso e antecipa os movimentos estratégicos para o pleito de 2026, que deve redefinir o posicionamento político do partido e sua composição de forças no estado.