- CUIABÁ
- DOMINGO, 13 , JULHO 2025
O deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP) protocolou na sexta-feira (11) uma representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). No documento, o parlamentar solicita investigação sobre uma suposta tentativa do governador de atuar para viabilizar a saída do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do Brasil.
Segundo Emídio, a conduta atribuída a Tarcísio exige “apuração cuidadosa e urgente por parte do Ministério Público”, com foco em possíveis práticas de improbidade administrativa, ilícitos penais e violação à soberania nacional.
A motivação da representação tem origem em relatos de que o governador teria feito contatos informais com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para pleitear uma autorização de viagem internacional a Bolsonaro — que teve seu passaporte apreendido em fevereiro de 2024, no âmbito de uma investigação conduzida pela Polícia Federal.
Em entrevista, Tarcísio negou as acusações e afirmou que nunca pediu autorização ao STF para que Bolsonaro deixasse o país com o objetivo de negociar, diretamente com o ex-presidente Donald Trump, a suspensão das sobretaxas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. “Assinei alguma petição? Não. Isso é bobagem”, declarou neste sábado (12), durante agenda oficial no município de Cerquilho (SP).
O governador também reforçou que é necessário “unir esforços” em busca de uma solução diplomática para o chamado “tarifaço” dos EUA, que pode impactar setores estratégicos da economia brasileira.
Na representação, Emídio de Souza sustenta que o comportamento atribuído a Tarcísio pode configurar atos de improbidade, tráfico de influência, favorecimento pessoal, usurpação de competência da União para condução das relações exteriores, além de violar o pacto federativo e atentar contra a soberania nacional.
O documento foi encaminhado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, e ao procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio Oliveira e Costa.
Na mesma linha, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) também protocolou, na sexta-feira, uma representação na PGR solicitando a abertura de investigação contra o governador pela suposta tentativa de facilitar a fuga do ex-presidente.