- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 30 , JULHO 2025
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (14) que o governo federal iniciará, nesta terça-feira (15), as primeiras reuniões do comitê interministerial criado para formular uma resposta à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
Segundo Alckmin, os encontros serão divididos em dois blocos. O primeiro está marcado para as 10h e reunirá representantes da indústria nacional, com destaque para os setores de aviação, aço, alumínio, celulose e máquinas. Às 14h, será a vez do agronegócio, com participação de representantes dos setores de suco de laranja, carnes, frutas, mel, couro e pescado.
A lista completa de participantes será divulgada em breve pelo governo.
Alckmin destacou que, antes de qualquer decisão por parte do governo, é essencial ouvir o setor privado, que mantém interlocução direta com o mercado norte-americano. A criação do comitê foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, com o apoio dos ministérios da Fazenda, das Relações Exteriores, da Casa Civil e da Secretaria de Relações Institucionais.
Ainda em formação, a lista de empresários que vão integrar o grupo pretende contemplar todos os segmentos impactados pela medida, incluindo os setores de carne bovina, suco de laranja, café, tecnologia e indústria aeroespacial.
Além de buscar uma saída negociada com os Estados Unidos, o comitê também discutirá estratégias alternativas caso não haja acordo, como a abertura de novos mercados para os produtos brasileiros. A expectativa do governo é encontrar uma solução diplomática antes da entrada em vigor da nova tarifa, prevista para 1º de agosto.