quarta-feira, 16 - julho 2025 - 18:46

Museu recebe pinturas com paisagens do Japão, Canadá e Pantanal


Francinei Marans
Francinei Marans

Pinturas e paisagens do Japão, Canadá e Pantanal Mato-grossense, retratadas pelo artista japonês Masanobu Kazurayama, estarão em exposição no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, administrado pela Prefeitura de Cuiabá. A mostra ficará aberta ao público até 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Aos 86 anos, o artista plástico apresenta obras próprias e de seus alunos. Kazurayama é mestre do curso de pintura do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde já formou diversas turmas e teve suas telas expostas em importantes galerias da capital.

Segundo o artista, o público poderá apreciar pinturas no estilo oriental, produzidas por ele e por cerca de 40 alunos.

“A maioria das exposições atualmente é composta por pinturas feitas pelos alunos. São obras que retratam paisagens naturais, com um estilo mais tradicional, típico da arte oriental. Esse tipo de pintura exige afinidade. Se a pessoa não gosta, não adianta insistir. Mas quem gosta, se dedica, busca entender e acaba se aprofundando cada vez mais”, destaca Kazurayama.

Reconhecido nacionalmente, o mestre também conquistou reconhecimento internacional com suas telas que retratam o icônico Monte Fuji, símbolo da natureza japonesa. Sobrevivente da bomba atômica de Nagasaki, Kazurayama chegou ao Brasil em 1961, aos 22 anos, assim como muitos imigrantes japoneses, para trabalhar no município de Castro, no Paraná.

Em Mato Grosso, iniciou sua trajetória antes mesmo da fundação de Sinop, onde atuou em diversas atividades, como o cultivo de seringueiras. Retornou ao Japão em duas ocasiões e, entre idas e vindas ao Brasil, investiu em diferentes atividades. Após a aposentadoria, em 2014, decidiu se estabelecer de vez em Cuiabá e retomar seu trabalho com a pintura, ministrando aulas na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Cuiabá e na UFMT.

+