- CUIABÁ
- SEXTA-FEIRA, 18 , JULHO 2025
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), confirmou que permanecerá filiado ao Republicanos e que pretende disputar o governo do estado pela sigla nas eleições de 2026. A declaração põe fim às especulações sobre uma possível mudança partidária, após convite feito pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL).
O prefeito revelou recentemente que sugeriu a filiação de Pivetta ao PL — partido que já articula a pré-candidatura do senador Wellington Fagundes ao Governo do Estado. Apesar da boa relação entre eles, o convite foi recusado, já que, ao se filiar ao PL, Pivetta perderia espaço para concorrer ao Palácio Paiaguás.
Inicialmente, o vice-governador respondeu com bom humor à proposta. “Estou avaliando a proposta. Preciso primeiro confirmar com o Wellington se posso ir mesmo”, ironizou. Em seguida, foi categórico: “Vou permanecer no Republicanos. Isso está 100% resolvido”.
A permanência de Pivetta na sigla foi consolidada em um jantar realizado há cerca de dez dias, com a presença de lideranças do agronegócio, políticos mato-grossenses e o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP). O encontro reforçou o apoio à pré-candidatura do vice-governador.
Abilio, por sua vez, afirmou que o convite foi feito em caráter pessoal, sem envolvimento formal do PL, embora tenha conversado previamente com o presidente estadual do partido, Ananias Filho. “Falei com o Pivetta: ‘Por que você não vem para o PL trabalhar com a gente?’”, declarou à imprensa.
Nos bastidores, há especulações sobre uma possível composição entre os dois grupos políticos. A primeira-dama de Cuiabá, Samantha Íris (PL), chegou a ser cogitada como possível vice em uma eventual chapa encabeçada por Pivetta — uma tentativa de unificar a direita em Mato Grosso.