- CUIABÁ
- SEXTA-FEIRA, 18 , JULHO 2025
A vereadora por Cuiabá, Baixinha Giraldelli (Solidariedade), usou a tribuna da Câmara Municipal para reivindicar a autoria de indicações de obras na região do Pedra 90 e acusou colegas de tentar assumir a “paternidade” de ações articuladas por parlamentares da base do prefeito Abilio Brunini (PL).
Sem citar nomes diretamente, o recado teve como alvo o vereador Dídimo Vovô (PSB), da oposição, que também tem base eleitoral no bairro. Em tom firme, Baixinha pediu respeito ao seu trabalho e criticou a postura de outros parlamentares que, segundo ela, estariam copiando suas indicações e projetos.
“Essa indicação minha já é antiga. E aí vão pessoas lá, até com chapeuzinho de obras, pessoas que não são da base, falar que são responsáveis pela obra. Já falei: não vou aceitar. Na minha região, se não é da base e se não aceita o que o prefeito faz, é mentira”, afirmou a vereadora.
Essa não é a primeira vez que Baixinha reclama da tentativa de apropriação de ações por outros vereadores. Em episódio anterior, chegou a trocar farpas com o líder do prefeito na Câmara, Dilemário Alencar (União Brasil), ao reivindicar a autoria de um serviço de tapa-buracos, mesmo diante do cenário de mais de 40 mil buracos na cidade à época.
Vale destacar que todas as obras e melhorias realizadas nos bairros são executadas pela Prefeitura de Cuiabá com recursos públicos provenientes dos impostos pagos pela população. A responsabilidade pelas execuções cabe ao Executivo, e não a parlamentares ou empresários, ainda que a articulação política para atender demandas da comunidade seja comum entre os vereadores.