- CUIABÁ
- SEXTA-FEIRA, 15 , AGOSTO 2025
O governador Mauro Mendes (União Brasil) minimizou, nesta sexta-feira (25), o encontro entre o senador Jayme Campos (União) e a deputada estadual Janaina Riva (MDB), uma das principais vozes da oposição à sua gestão na Assembleia Legislativa.
O diálogo ocorreu durante um café da manhã promovido na última quarta-feira (24) pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União), e resultou em um acordo de “não agressão” entre os dois parlamentares, que se movimentam com vistas às eleições de 2026.
Questionado sobre a reunião, Mendes tratou com naturalidade a aproximação entre os políticos.
— Os políticos podem conversar. Não tem problema nenhum. Conversa e chá de erva-doce não fazem mal para ninguém — disse o governador.
Durante o encontro, além do pacto de não agressão, foi levantada a possibilidade de uma eventual aliança entre Jayme e Janaina. O senador, que está no fim de seu mandato, busca viabilizar sua candidatura ao Governo do Estado, enquanto a deputada estadual tem se apresentado como pré-candidata ao Senado Federal.
Jayme já confirmou que participará de um jantar na próxima segunda-feira (28) na casa do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), um dos principais adversários políticos de Mendes. O encontro tem como pauta central as articulações para o pleito de 2026.
Apesar da movimentação do senador, Mauro Mendes afirmou que Jayme tem liberdade para construir seu projeto político. O governador, que preside o União Brasil em Mato Grosso, tem sinalizado apoio ao nome do atual vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) como seu sucessor.