sexta-feira, 25 - julho 2025 - 14:16

‘Abilio não pode abrir mão das suas funções de cuidar da Saúde’, diz Mendes


Reprodução
Reprodução

O governador Mauro Mendes (União Brasil) rebateu nesta sexta-feira (25) a proposta do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), que sugeriu transferir para o Governo do Estado a gestão do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e do Hospital São Benedito. A ideia do prefeito é que a prefeitura passe a cuidar apenas da atenção primária à saúde.

Mendes criticou a sugestão e afirmou que a gestão plena é uma obrigação da prefeitura, que recebe recursos federais para isso.

“O Abílio não pode abrir mão de suas funções. Ele foi eleito sabendo disso. Se não sabia, deveria ter se informado. Nenhum outro prefeito veio com essa conversa”, disse o governador.

Ele também defendeu a regulação estadual de leitos, alegando que isso garante mais eficiência no atendimento.

“O Estado também coloca dinheiro nos hospitais de Cuiabá. Se ele quiser ter controle total, que pague tudo sozinho. Mas hoje os custos são divididos entre União, Estado e Município”, pontuou.

Mendes afirmou que é preciso tratar o assunto de forma técnica e não política.

“Eu fui prefeito e enfrentei dificuldades maiores, sem reclamar. Cuiabá recebe verbas federais justamente por ser gestão plena. Tem que cumprir com essa responsabilidade”, finalizou.

+