segunda-feira, 28 - julho 2025 - 16:57

Janaina Riva destaca força feminina na 5ª Conferência em VG


Deputada Estadual Janaina Riva (MDB)
Deputada Estadual Janaina Riva (MDB)

Durante a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Várzea Grande, realizada nesta quinta-feira (25), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) fez uma fala emocionada e repleta de críticas ao cenário de violência contra as mulheres em Mato Grosso e no Brasil. Na abertura do evento, a parlamentar reforçou que, enquanto uma mulher não estiver segura, nenhuma estará. Janaina exaltou o protagonismo feminino na política local e destacou o compromisso da prefeita Flávia Moretti com a criação de uma Secretaria Adjunta da Mulher no município.

A parlamentar relembrou a ida com a filha para tirar o primeiro título de eleitor na manhã do evento. Entre uma emoção e outra, transformou o gesto em símbolo. “Na cabecinha dela, a alegria era poder votar na mãe. Mas eu disse: esse título é sua arma. É por meio dele que você vai poder lutar por mulheres que estão sendo abusadas, esfaqueadas, silenciadas. Porque enquanto uma de nós não estiver segura, nenhuma de nós estará”, disse emocionada.

Para Janaina, o combate à violência não se faz apenas com leis — mas com acolhimento, oportunidade, empatia e união. A parlamentar fez um apelo para que as mulheres não se calem diante da violência. “Denuncie. A nós cabe o acolhimento a quem tem coragem de romper o ciclo de violência. É sobre garantir que essa mulher tenha pra onde ir, que ela saiba que existe uma vida depois da dor. E que ela é capaz de recomeçar”, reforçou.

Durante a fala, Janaina também abordou os impactos da violência política de gênero, denunciou os ataques mais duros que as mulheres recebem quando ocupam espaços de poder e reforçou a necessidade de políticas públicas contínuas e com orçamento real.

A parlamentar lembrou também da luta das mães atípicas, das mulheres negras e periféricas “Quase 80% das mães atípicas são abandonadas pelos companheiros. E seguem sozinhas, cuidando, protegendo, sustentando. Isso é ser mulher. Isso é ser força”, disse.

Em meio a dados alarmantes — como o fato de Mato Grosso ser, pelo segundo ano seguido, o estado mais perigoso do país para uma mulher viver —, Janaina optou por um chamado à mobilização. “É na educação que vamos mudar isso. É com representatividade que se compromete, que não esquece de onde veio. É olhando nos olhos da outra mulher e dizendo: você vai conseguir”, afirmou.

Ao final, a parlamentar reafirmou seu comprometimento com a defesa da mulher. “Essa pauta me move. Eu não vou sossegar enquanto a gente não tiver medidas efetivas. A nossa luta não é só por nós. É pelas que vieram antes. Pelas que não conseguiram sair. E pelas que ainda não sabem que podem”, finalizou.

+