terça-feira, 29 - julho 2025 - 14:41

Jayme Campos compareceu ao jantar oferecido pelo ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro


Ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro – Senador Jayme Campos (União Brasil)
Ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro – Senador Jayme Campos (União Brasil)

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), e o senador Jayme Campos (União Brasil) se reuniram para discutir a conjuntura política de Mato Grosso e avaliar possíveis cenários para as eleições de 2026. O encontro, que aconteceu na noite da última segunda-feira (16), na residência do ministro, em Cuiabá, terminou com a sinalização de que o diálogo será mantido com vistas a uma eventual aliança eleitoral.

Também participaram do jantar o deputado estadual Júlio Campos (União Brasil), irmão de Jayme, e a jornalista Rafaela Fávaro, filha do ministro, presidente do PSD Mulher e pré-candidata à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A reunião ocorreu em clima amistoso e informal, segundo apuração da reportagem.

Durante a conversa, os dirigentes políticos compartilharam suas pretensões para o próximo ano. Carlos Fávaro reiterou sua intenção de deixar o primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para disputar a reeleição ao Senado. Jayme Campos, por sua vez, afirmou que avalia três possibilidades: concorrer novamente ao Senado, disputar o Governo do Estado ou, eventualmente, não se candidatar a nenhum cargo e se afastar da vida pública.

Fávaro atua para fortalecer o palanque da reeleição de Lula em Mato Grosso. Nesse contexto, o PSD mantém aliança com a federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e com a federação formada por Rede e PSOL. Jayme, por outro lado, tem enfrentado dificuldades dentro do União Brasil, partido presidido no estado pelo governador Mauro Mendes, que já manifestou publicamente apoio ao vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) na disputa pelo Governo do Estado e também almeja uma vaga no Senado. Diante disso, Jayme não descarta a possibilidade de trocar de legenda e aproximar-se de grupos de centro-esquerda.

Durante a reunião, Fávaro destacou que fala exclusivamente em nome do PSD e que não tem autorização para articular em nome dos partidos aliados. Ainda assim, afirmou ser simpático à ideia de uma aliança com Jayme e defendeu a continuidade do diálogo político com esse objetivo.

Esta foi a segunda reunião de Jayme Campos com figuras da oposição ao governador Mauro Mendes. Na semana passada, o senador se encontrou com a deputada estadual Janaina Riva (MDB), pré-candidata ao Senado. Na ocasião, os dois firmaram um “pacto de não agressão” e decidiram manter conversas políticas nos próximos meses.

+