terça-feira, 29 - julho 2025 - 15:43

Xuxu xinga Lula de “ladrão” e culpa Judiciário pelo tarifaço de Trump


Suplente de deputado estadual Xuxu Dal Molin (União Brasil)
Suplente de deputado estadual Xuxu Dal Molin (União Brasil)

O suplente de deputado estadual Xuxu Dal Molin (União Brasil) causou polêmica ao publicar um vídeo nas redes sociais durante sua participação na Conservative Political Action Conference (CPAC), nos Estados Unidos — um dos principais eventos da direita conservadora mundial. Em sua manifestação, o político atacou duramente as instituições brasileiras, chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “ladrão” e “corrupto” e defendeu uma possível intervenção militar no país.

No vídeo, gravado em solo norte-americano, Xuxu criticou o Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que a Corte “prende inocentes e solta delinquentes”, além de culpar o Judiciário pelas sanções econômicas impostas pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump. Segundo o suplente, o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros seria uma retaliação ao julgamento de Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe em 2023.

“Todos nós sabemos o que vem acontecendo em nosso país. O Judiciário não respeita a Constituição, prende inocentes, solta delinquentes, inclusive um ladrão corrupto para ser presidente. O povo se acostumou com isso, com a violência, com o crime organizado. E agora a conta chegou”, declarou.

Xuxu também acusou o Brasil de “se alinhar com ditaduras” e de tentar derrubar o dólar por meio do fortalecimento do Brics, o que, segundo ele, teria provocado a reação norte-americana.

Ainda em seu discurso, o suplente criticou o Congresso Nacional, o Senado e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por, segundo ele, não tomarem providências contra decisões do STF. Também sugeriu que as Forças Armadas deveriam ter impedido a posse do presidente Lula.

“O Senado não cassou o ministro Alexandre de Moraes. O Congresso deixou a desejar. As Forças Armadas não fizeram nada. Mas a conta chegou. O remédio é amargo, não é o que a gente queria, mas certas coisas vão precisar acontecer para que o Brasil tenha um futuro digno”, afirmou.

Ao final do vídeo, Xuxu mandou um recado a adversários políticos:

“Estou fazendo a minha parte e vou continuar lutando. Quem não quer ajudar, que pelo menos não atrapalhe. Tem gente que não tem nem vergonha na cara e fica dando opinião sobre política, pensando apenas na próxima eleição, tentando desfazer da direita”, concluiu.

As declarações geraram forte repercussão, especialmente pelo teor antidemocrático e pelo apoio à intervenção militar, o que pode motivar desdobramentos no âmbito jurídico e político. Até o momento, Xuxu Dal Molin não se manifestou oficialmente sobre eventuais consequências de suas declarações.

+