- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 6 , AGOSTO 2025
O alerta de tsunami emitido após um terremoto de magnitude 8,8 na costa leste da Rússia foi cancelado para os estados norte-americanos nesta quarta-feira (30). Segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, não há mais risco significativo para o Havaí, a costa de Washington, Oregon e grande parte da Califórnia.
“As alturas das ondas do tsunami em todo o estado do Havaí estão agora abaixo dos níveis de alerta e continuam diminuindo”, informou o centro. Apesar do cancelamento do alerta, autoridades alertam que pequenas variações no nível do mar e correntes fortes ou incomuns podem persistir por várias horas em algumas áreas costeiras.
As maiores ondas registradas em decorrência do terremoto atingiram as Ilhas Havaianas, chegando a 1,7 metro de altura. O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA reforçou que, mesmo com o fim do alerta formal, o oceano pode continuar instável nos próximos dias, com possibilidade de correntes perigosas.
O alerta havia sido emitido na terça-feira (29), após um forte abalo sísmico atingir a costa oriental da Rússia. Até o momento, não há registro de vítimas ou feridos.
O terremoto também desencadeou uma erupção do Klyuchevskaya Sopka, considerado o vulcão mais alto da Eurásia e um dos mais ativos do mundo, com 4.750 metros de altitude. A informação foi confirmada por agências meteorológicas e geológicas russas.