- CUIABÁ
- SEGUNDA-FEIRA, 4 , AGOSTO 2025
A presidente do PSD Mulher em Mato Grosso, Rafaela Fávaro, anunciou que será pré-candidata a deputada estadual nas eleições de 2026. Será seu primeiro mandato como titular na Assembleia Legislativa. Filha do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), Rafaela ganhou projeção política em 2024 ao disputar o cargo de vice-prefeita de Cuiabá na chapa do deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
Rafaela ressaltou que o PSD está em processo de construção da chapa para o próximo pleito e que, na condição de presidente do núcleo feminino do partido, sua candidatura tem o objetivo de incentivar outras mulheres a se colocarem à disposição da legenda.
“Estamos na fase inicial da construção da chapa, ainda é cedo e muita coisa pode mudar, com trocas de partido e outros movimentos. Mas tenho essa vontade de me candidatar no ano que vem e, se tudo der certo, meu nome estará entre os pré-candidatos à Assembleia Legislativa”, afirmou Rafaela Fávaro.
Desde 2020, ela preside o PSD Mulher e tem se dedicado à defesa da participação feminina na política. “Defendo as mulheres na política, defendo a presença delas nas chapas e a participação no pleito eleitoral”, acrescentou.
Jornalista de formação, Rafaela atuava como assessora parlamentar do deputado estadual e presidente estadual do PP, Paulo Araújo, antes de sua pré-candidatura na majoritária de 2024. Durante esse período, conciliava a assessoria com a presidência do PSD Mulher, que exercia de forma discreta.
A participação na chapa de Lúdio Cabral impulsionou sua visibilidade pública. Rafaela intensificou sua atuação política, realizando viagens pelo interior e divulgando suas agendas em redes sociais, destacando recepções calorosas e o apoio popular, sinalizando seu investimento em capital político.
“Chegou a minha hora de assumir a linha de frente, de sair dos bastidores e das articulações para colocar meu nome à disposição. Por isso, me coloco como pré-candidata, para incentivar mais mulheres a participarem, pois precisamos ocupar esses espaços”, concluiu Rafaela Fávaro.