segunda-feira, 4 - agosto 2025 - 17:59

Às vésperas de convenção, Janaina diz que chapa ainda não foi definida


Deputada Estadual Janaina Riva (MDB)
Deputada Estadual Janaina Riva (MDB)

Às vésperas da convenção estadual do MDB em Mato Grosso, marcada para o dia 21 de agosto, em Cuiabá, a deputada estadual Janaina Riva — principal cotada para assumir a presidência do partido no estado — ainda não definiu a composição final da chapa que disputará o comando da sigla. A convenção será realizada das 13h às 17h, na sede da Associação Mato-grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol), no bairro CPA I.

Conforme apurado, a intenção de Janaina é incluir os deputados estaduais na formação da chapa, mas ainda não há uma definição oficial sobre a distribuição dos cargos. O estatuto do MDB exige, para a realização da eleição, ao menos uma chapa completa, sendo vedada a participação de um mesmo candidato em mais de um grupo, caso haja mais de duas chapas inscritas. O mandato da nova executiva será de dois anos, com possibilidade de reeleição.

Além da presidência, a chapa precisa conter três vice-presidentes, um secretário-geral, um tesoureiro e seus respectivos adjuntos. Janaina pode contar com o ex-deputado federal Carlos Bezerra, atual presidente do MDB-MT, como presidente de honra. Bezerra tem defendido o nome da deputada como um consenso dentro da legenda e considera que ela está preparada para assumir o comando do partido, destacando sua expressiva votação — a maior da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A presença do presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), é aguardada em Cuiabá para prestigiar a convenção. Rossi é um dos entusiastas da candidatura de Janaina e vê na liderança dela uma oportunidade para o partido conquistar uma das duas vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026. Internamente, a deputada é o nome mais bem avaliado e aparece com força também em sondagens para o governo do estado, embora sua preferência seja disputar uma vaga no Congresso Nacional.

Com Janaina à frente, o MDB deve focar em um projeto majoritário, tendo a parlamentar como protagonista, porém com o respaldo de aliados. Outro desafio será a formatação da chapa proporcional para a disputa por cadeiras na ALMT. Atualmente, o partido conta com quatro deputados estaduais: Janaina Riva, Juca do Guaraná Filho, Dr. João e Thiago Silva. O grupo defende uma atuação alinhada e buscará atrair novos nomes de peso para fortalecer a base eleitoral da legenda.

O principal foco de tensão dentro do MDB-MT está na relação com a bancada federal, composta pelos deputados Emanuelzinho e Juarez Costa, que integram uma ala dissidente e oposicionista do partido. Desde 2023, os dois tentam assumir o controle da sigla no estado, em oposição a Bezerra, que há quase três décadas lidera o MDB mato-grossense. A escolha de Janaina como sua sucessora tem ampliado o descontentamento do grupo adversário, que pode deixar a legenda caso ela seja confirmada na presidência.

A janela partidária para deputados federais e estaduais com mandato estará aberta apenas em março de 2026, mas os bastidores já sinalizam possíveis movimentações.

+