quarta-feira, 6 - agosto 2025 - 09:43

Justiça manda internar alunas que espancaram colega em escola de MT


Reprodução
Reprodução

A Justiça determinou a internação de 3 adolescentes que espancaram uma colega de 12 anos dentro da Escola Estadual Carlos Hugueney, em Alto Araguaia (415 km ao sul de Cuiabá). A decisão, da 1ª Vara da Comarca local, foi tomada nesta quarta-feira (6), com base na conclusão do inquérito da Polícia Civil.

As jovens faziam parte de um grupo inspirado em facções criminosas e já haviam atacado outras alunas em ações semelhantes, conhecidas como “salves”, uma espécie de punição violenta aplicada por membros de facção. O caso veio à tona após a divulgação de um vídeo nas redes sociais que mostra a violência sofrida pela vítima.

Apesar de quatro adolescentes terem participado diretamente da agressão, apenas três foram internadas. A quarta envolvida, de 11 anos, não pode cumprir medida socioeducativa por conta da idade, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As três adolescentes serão transferidas para unidade especializada em Cuiabá.

A investigação apontou que ao menos 20 estudantes faziam parte do grupo que atuava dentro da escola, com regras, liderança e punições. “Talvez, inspirados por essa ‘bandidolatria’, resolveram ali entre eles criar um grupo, definindo regras, líder, disciplina, copiando o que ocorre dentro das facções”, afirmou o delegado Marcos Paulo Batista de Oliveira.

Segundo o delegado, a vítima foi atacada por ter descumprido uma das regras do grupo. “Durante a agressão, não pode chorar. Se chorar, a agressão é ainda maior”, relatou. O procedimento foi finalizado com o indiciamento das adolescentes por atos infracionais análogos aos crimes de tortura e associação criminosa.

+