- CUIABÁ
- DOMINGO, 27 , JULHO 2025
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a atacar o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), acusando-o de ter “manipulado” o eleitorado para se eleger senador em 2020. Segundo Abilio, Fávaro teria se declarado apoiador do então presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha, mesmo tendo afinidade com o campo petista, apenas para conquistar votos num Estado majoritariamente de direita.
“O Fávaro, para conseguir virar senador, mentiu muito na campanha dele e falava que era do Bolsonaro”, disparou Abilio. “Se o Fávaro dissesse que era Lula, não tinha ganhado nem a pau. Ele tinha perdido e tomado uma ‘coça’. Só que ele mentiu. Porque é só mentindo que ganha num estado de direita. Só fingindo ser o que não é”, completou o prefeito, ao relembrar o pleito suplementar ao Senado de 2020.
Naquela eleição, Fávaro venceu a candidata bolsonarista Coronel Fernanda (PL), que tinha o apoio direto do então presidente. Apesar de ter conquistado a cadeira no Senado, Fávaro rompeu politicamente com o grupo do governador Mauro Mendes (União) e, em 2022, aproximou-se de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), coordenando sua campanha em Mato Grosso e sendo posteriormente nomeado ministro da Agricultura.
Abilio, que tem se posicionado como uma das principais vozes do bolsonarismo no estado, criticou o que considera incoerência política de Fávaro. Para ele, o ministro teria usado o bolsonarismo como trampolim eleitoral e agora integra um governo que é rejeitado por parte significativa do agronegócio mato-grossense.