- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 13 , JANEIRO 2026


O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), responsabilizou comerciantes e lojistas, principalmente da região central da capital, pelos recorrentes alagamentos registrados durante as fortes chuvas que atingem a cidade. Segundo ele, o descarte irregular de lixo em calçadas e vias públicas tem contribuído diretamente para o entupimento das bocas de lobo e o agravamento dos transtornos.
O Centro de Cuiabá convive há anos com alagamentos que surgem poucos minutos após o início das chuvas, mesmo quando o volume de precipitação não é elevado. Para Abilio, o problema vai além da intensidade das chuvas e está ligado à falta de responsabilidade de parte dos comerciantes.
Em vídeos divulgados nas redes sociais neste domingo (28), o prefeito percorre ruas da região central e mostra sacos plásticos, caixas de papelão e outros resíduos acumulados nas calçadas. Ele explica que, com a chuva, esse material é arrastado para as bocas de lobo, provocando obstruções e impedindo o escoamento da água.
“O problema é educação, falta educação. Tem que se tomar multa mesmo”, afirmou Abilio. Ele criticou as reclamações de lojistas que têm estabelecimentos alagados, alegando que a Prefeitura realiza a limpeza da drenagem, mas o trabalho é comprometido pelo descarte inadequado. “A responsabilidade é sua. A gente limpa a boca de lobo. Isso aqui é o centro da cidade. Dá vergonha”, disse.
O prefeito também afirmou que os recentes pontos de inundação são consequência direta dessa prática. “A culpa é do próprio comerciante, do próprio lojista que não joga o seu lixo no lugar certo. Não adianta reclamar da Prefeitura. Eu tenho que cobrar você, cidadão. Tenha responsabilidade”, declarou.
Abilio Brunini ainda defendeu a aplicação de multas como forma de coibir o descarte irregular de resíduos e reduzir os impactos das chuvas no Centro de Cuiabá.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram