- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 12 , AGOSTO 2025
O prefeito Abilio Brunini (PL) e sua vice coronel Vânia (Novo) travaram um bate-boca na tarde deste sábado (9), na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), em Cuiabá. A Polícia Militar chegou a ser acionada na pasta e um boletim de ocorrência foi registrado.
De acordo o documento, os policiais encontraram prefeito e vice no local, acompanhados de servidores e da advogada de Vânia, com ânimos exaltados. A vice-prefeita havia sido exonerada do cargo de secretária da Semob na sexta-feira (8) e, segundo sua defesa, não havia sido comunicada formalmente da decisão, o que teria gerado o descontentamento.
A advogada relatou que, neste sábado, Vânia foi surpreendida com a presença do prefeito realizando uma vistoria técnica no prédio. Abilio afirmou aos policiais que a vistoria é um procedimento comum em sua gestão, feito também em outros órgãos em dias sem expediente, e que encontrou dificuldade para acessar a sala da então secretária, pois apenas ela possuía a chave.
Nos bastidores, corre a informação de que o prefeito Abilio Brunini chegou a cogitar acionar um chaveiro para abrir o espaço. Contudo, o gestor conseguiu contato com a vice-prefeita Vânia Rosa, que afirmou que não seria necessária a medida e que levaria a chave pessoalmente. Quando ela chegou, os ânimos se exaltaram. Segundo relatos, houve troca de ofensas entre os dois gestores. A cena ocorreu diante de policiais militares, servidores e equipe de comunicação, e todo o momento foi registrado em vídeo. A gravação foi publicada pelo próprio prefeito nas redes sociais.
Após orientação da PM, a chave foi entregue e a vistoria foi realizada. Ao final, a advogada de Vânia teria tentado entregar as chaves mediante recibo. Abilio, contudo, disse que estava ciente que havia outra cópia e afirmou que a entrega das chaves e a retirada de pertences da vice poderia ser realizada na segunda-feira (11), quando o novo secretário assumirá a pasta.
O boletim registra que, ao término da vistoria, os ânimos estavam controlados, não houve agressões e nenhuma das partes apresentou queixa formal no momento.
Nota da Prefeitura de Cuiabá
Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá negou o desentendimento.
“A Prefeitura de Cuiabá informa que, na tarde deste sábado (9), o prefeito Abilio Brunini esteve na sede da Semob para realizar uma vistoria técnica no prédio e acompanhar o funcionamento da estrutura, acompanhado da vice-prefeita, coronel Vânia Rosa, e de alguns servidores da pasta. A visita foi realizada no sábado por não haver expediente no local e teve caráter exclusivamente administrativo, com foco na avaliação da estrutura física e operacional. Quanto às informações de que prefeito ou vice teriam ido à Delegacia, trata-se de fake news. Não houve discussão ou agressão entre eles. O ânimo exaltado foi apenas por parte da advogada da vice-prefeita, que estava acompanhada de dois policiais militares. A vistoria, segundo a Prefeitura, transcorreu dentro da normalidade”.
Ver essa foto no Instagram