terça-feira, 9 - dezembro 2025 - 17:12

Abilio 'estreia' bonde digital em Curitiba e volta a defender modal em Cuiabá


Reprodução
Reprodução

 O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), esteve nesta terça-feira (9) em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, para acompanhar o início da operação do Bonde Urbano Digital (BUD). A presença do gestor cuiabano atende a um convite do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que acompanha pessoalmente a implementação do modal, apontado como uma das principais inovações no transporte coletivo nacional. Também integrou a comitiva o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros.

A inauguração ocorre após uma fase de testes iniciada em 28 de novembro, quando o BUD passou a circular em caráter experimental no trecho entre Pinhais e Piraquara. O Paraná é pioneiro na América do Sul ao experimentar essa tecnologia, que surge como alternativa complementar aos ônibus convencionais, ampliando a oferta e modernizando o sistema de transporte metropolitano.

“É esse tipo de transporte moderno que queremos levar para Cuiabá. Aqui, levaram cinco meses desde a chegada dos veículos até a operação. É totalmente elétrico, sustentável e sem necessidade de grandes obras. Já conversamos com o governador Mauro Mendes e com Otaviano Pivetta, e esperamos ser os próximos a implementar esse veículo em nossa cidade”, afirmou Abilio, direto de Curitiba.

Com capacidade para transportar de 280 a até 360 passageiros, o veículo autônomo e elétrico percorre aproximadamente 10 quilômetros entre os terminais de Pinhais e São Roque, passando por vias de grande fluxo. Durante os testes, motoristas foram treinados e o desempenho do sistema foi monitorado em horários variados para avaliar sua eficiência.

A ida de Abilio ao Paraná reforça sua defesa pela substituição do BRT pelo BUD em Cuiabá. Em outubro, o prefeito visitou a China para conhecer o modal na fábrica, onde observou de perto seu funcionamento e potencial para a capital mato-grossense. Segundo ele, o BUD é mais econômico, possui maior capacidade de passageiros, é totalmente elétrico e poderia operar na estrutura já existente do BRT, evitando novos custos com obras.

Ao acompanhar a inauguração em Piraquara, a Prefeitura de Cuiabá pretende aprofundar a análise sobre o início da operação real do sistema, fortalecendo o debate sobre alternativas mais sustentáveis e eficientes para o transporte público da Capital.

+