sexta-feira, 6 - fevereiro 2026 - 11:52



'QUIS FAZER SHOW'

Vídeo - Abilio ironiza CPI de Daniel Monteiro; 'se tivesse usado IA seria melhor'


Allan Mesquita / Da Redação
Allan Mesquita
Allan Mesquita

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), ironizou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) apresentada pelo vereador Daniel Monteiro (Republicanos) para investigar possíveis irregularidades cometidas pelo secretário municipal de Trabalho de Cuiabá, William Campos, seu ex-chefe de gabinete.

Em entrevista à imprensa na manhã desta sexta-feira (6), o gestor disse que o pedido foi mal elaborado e não atende aos requisitos legais. O gestor sugeriu que o vereador deveria ter recorrido à inteligência artificial para estruturar melhor o requerimento.

“Por mais que o vereador seja advogado, parece que ele não usou o seu conhecimento sobre o direito para elaborar aquele pedido. Aquele pedido dele não tem fato determinado, não tem anexo de nenhuma prova, não tem anexo de nenhum motivo. É sobre um boato, uma investigação de boato. Eu acho que se ele tivesse usado inteligência artificial, o pedido tinha sido melhor elaborado, porque o regimento interno é claro ao exigir fato determinado para abertura de CPI”, afirmou.

Na avaliação do liberal, a ausência de elementos mínimos inviabiliza qualquer investigação séria. Ele destacou que nem mesmo o Ministério Público levou adiante apurações semelhantes. “Inclusive, foi esse o motivo que o Ministério Público arquivou. Ele falou: ‘olha, não temos como fazer uma investigação sobre boato’”, disse.

O prefeito também criticou o que classificou como tentativa de transformar rumores em fatos. “Ele pegou um vídeo, transformou o boato do vídeo em fato, que não é. Ele desconhece os fatos, não colocou o fato determinado, não colocou objeto claro para investigação”, declarou.

Para o prefeito, a iniciativa teve motivação mais política do que técnica. “Ali, ele quis fazer um show de mídia, uma comunicação para ter destaque na imprensa. Só que CPI não pode ser feita com amadorismo”, pontuou.

Ao final, o prefeito ainda acusou o vereador de incoerência ao comparar a postura adotada em outros casos envolvendo parlamentares investigados. “Ele quer investigar um boato, mas não quer investigar um fato. Em situações com operação policial, prints, pedidos de prisão, ele pediu cautela e passou pano. Isso é incoerente”, concluiu.

CPI

Conforme notificou o FatoAgora, Daniel protocolou uma CPI na Câmara Municipal de Cuiabá para apurar eventuais denúncias e irregularidades envolvendo William Leite, que na época ocupava o posto de chefe de gabinete do prefeito Abilio Brunini (PL).

Contudo, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) decidiu arquivar o pedido de investigação feito pelo próprio prefeito por ausência de provas. A decisão foi divulgada pela assessoria da Prefeitura após o vereador protocolar pedido de investigação na Casa de Leis.

O parlamentar defende que o parlamento faça a apuração de forma independente.

Veja vídeo:


Entre no nosso canal do Whatsapp e receba noticias em tempo real. Clique Aqui
+