- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 18 , DEZEMBRO 2025


O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), reagiu às críticas feitas por vereadores da oposição sobre o envio da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e negou que o projeto tenha sido encaminhado à Câmara Municipal de forma tardia. Segundo ele, o debate ocorre por desconhecimento do rito orçamentário previsto em lei.
De acordo com o chefe do Executivo, o Legislativo teve acesso prévio ao conteúdo da proposta ainda em setembro, quando foi encaminhada uma versão preliminar do orçamento. O texto protocolado oficialmente no início de dezembro, conforme explicou, trouxe apenas ajustes pontuais, sem mudanças estruturais em relação ao material apresentado anteriormente.
Abilio afirmou que as duas versões da LOA possuem diferenças mínimas e reforçou que os dados essenciais para análise já estavam disponíveis aos parlamentares desde a fase inicial. “A LOA enviada antecipadamente e a que está sendo votada têm poucas diferenças. Todas as informações necessárias já estavam lá”, declarou.
O questionamento ganhou força após parlamentares oposicionistas alegarem pouco tempo para análise e apresentação de emendas, uma vez que o projeto foi formalmente protocolado no dia 8 de dezembro. A votação da peça orçamentária está prevista para esta sexta-feira (19).
O prefeito destacou ainda que a legislação permite alterações na proposta até o momento da votação, principalmente a partir de sugestões técnicas surgidas durante a tramitação. Segundo ele, esse processo é comum e faz parte da construção do orçamento público.
Além disso, Abilio ressaltou que a elaboração da LOA teve início ainda no mês de junho, com a realização de audiência pública, o que, na avaliação dele, descaracteriza qualquer argumento de surpresa ou atropelo no envio do projeto ao Legislativo.