- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 11 , FEVEREIRO 2026
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a gestão municipal enfrenta dificuldades para contratar trabalhadores para serviços de tapa-buracos e limpeza urbana e atribuiu parte do problema aos benefícios do Bolsa Família. O gestor pontuou que muitas pessoas acabam optando pelo auxílio e por atividades informais, o que, segundo ele, reduz a oferta de mão de obra para esse tipo de serviço.
Durante declaração, o gestor destacou que a prioridade da Prefeitura é recuperar a malha viária e melhorar a limpeza da cidade. “A prioridade nossa aqui é tapar os buracos, limpar as cidades, arrumar esses problemas que a gente está tendo”, afirmou.
Abilio reforçou que há recursos para executar os serviços, mas faltam equipes para colocar as ações em prática. “O problema não é o dinheiro para tapar os buracos, o problema é mão de obra. É, mas o problema é mão de obra”, reiterou.
O prefeito atribuiu parte da dificuldade ao volume de obras executadas pelo Governo do Estado, que, segundo ele, tem absorvido grande parte das empresas e trabalhadores do setor de pavimentação. “A partir do momento que o Estado acelerou todas as obras dele e você vê obras do Estado em todos os lugares, a gente não está tendo mão de obra. A gente está querendo contratar mais equipe para poder fazer pavimentação, não acha, porque praticamente todas as equipes, todas as empresas de pavimentação, estão fazendo o trabalho de pavimentação porque tem pressa para terminar as obras do Estado”, declarou.
Além disso, Abilio mencionou que programas sociais também impactam na disponibilidade de trabalhadores. “Então assim, nós estamos com a ausência de mão de obra. Nós temos dinheiro. E essas pessoas elas estão tendo outras alternativas aí. As vezes a pessoa pega o Bolsa Família e mais um outro bico que ele faz”, disse.