segunda-feira, 7 - julho 2025 - 16:23

Agricultora é eleita presidente do PT em Cuiabá pelos próximos quatro anos


Reprodução
Reprodução

A contadora e agricultora familiar Edma Macedo foi eleita presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cuiabá com 65,8% dos votos válidos, em eleição interna realizada neste fim de semana. Com a vitória, ela se torna a primeira mulher a comandar o diretório municipal do partido na capital mato-grossense.

A conquista foi celebrada pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que destacou a expressiva participação dos filiados e a relevância do resultado para o fortalecimento da legenda.

“Tivemos uma eleição histórica, com participação massiva dos filiados. A democracia interna do PT foi fortalecida, e com isso, o partido sai maior e mais forte desta eleição direta”, afirmou o parlamentar.

Cabral também ressaltou a trajetória de Edma dentro do partido e dos movimentos sociais.

“Edma é uma mulher batalhadora, militante de movimentos sociais e pastorais desde a juventude. Uma militante raiz do PT. Tenho certeza de que fará uma gestão voltada ao fortalecimento do partido e à preparação para as próximas eleições gerais e municipais”, completou.

Trajetória na militância e na agricultura familiar

Filiada ao PT há 22 anos e moradora de Cuiabá há duas décadas, Edma Macedo iniciou sua militância política em Pontes e Lacerda, no interior de Mato Grosso, onde atuou na defesa da agricultura familiar e da reforma agrária.

Ela já foi diretora de associação rural, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, além de ter presidido a Central de Abastecimento e Vendas da Central das Associações. Edma também tem forte atuação nas pastorais sociais da Igreja Católica, somando experiências nas áreas política, comunitária e religiosa.

A nova presidente do PT de Cuiabá assume com o desafio de ampliar a presença do partido na capital e fortalecer a legenda para os pleitos de 2024 e 2026, em um cenário de crescente reorganização das forças políticas no estado.

+