- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 14 , MAIO 2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (14) que ainda tem esperança de ser inocentado no processo em que é acusado de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado, em 2022. A declaração foi dada em entrevista ao portal UOL, na qual Bolsonaro disse acreditar em um “milagre” e na possibilidade de reverter a situação judicial.
“Tenho esperança de reverter tudo isso aí porque, afinal de contas, é o Ministério Público que tem de provar que eu sou culpado e não eu provar que sou inocente”, declarou.
Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em fevereiro e se tornou réu em março, após decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele responde por cinco crimes, incluindo organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Durante a entrevista, o ex-presidente também comentou com tom de ironia sobre sua relação política com Valdemar Costa Neto, presidente do PL. Segundo Bolsonaro, o dirigente da legenda teria prometido mantê-lo como candidato “até os 48 do segundo tempo”.
Ao comentar sobre o impacto de uma possível condenação, Bolsonaro reconheceu que uma sentença desfavorável pode significar o encerramento de sua trajetória pública. “Estou com 70 anos de idade. Se me condenarem a 40 anos, é meu fim. A 20 anos também”, afirmou.
O processo no STF faz parte das investigações sobre articulações antidemocráticas e atos golpistas realizados após o resultado das eleições de 2022, quando apoiadores do ex-presidente não reconheceram a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).