- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 10 , JULHO 2025
O prefeito de Sorriso (397,2 km de Cuiabá), Alei Fernandes (União), protagonizou nesta quinta-feira (10) mais um importante passo da gestão ao visitar Lucas do Rio Verde com foco em uma das áreas mais sensíveis da administração pública: a habitação. Acompanhado do vice-prefeito Acácio Ambrosini, do mesmo partido, o chefe do Executivo foi recebido pelo prefeito em exercício Joci Piccini (União) e conheceu de perto as políticas públicas que transformaram a cidade em referência estadual no setor habitacional.
A agenda demonstra a postura proativa e visionária de Alei, que tem buscado soluções concretas para enfrentar o déficit habitacional em Sorriso, município que, segundo ele próprio destaca, não entrega casas populares há quase 16 anos. “Sorriso está há quase duas décadas sem construir uma casa popular, e agora nossa meta é realmente começar a entregar para melhorar a vida do nosso cidadão”, afirmou o prefeito.
Durante o encontro, Alei destacou a importância de replicar modelos que têm gerado resultados positivos em cidades vizinhas. “Viemos entender algumas ações que o município de Lucas faz, a exemplo do Fundo de Habitação. O que está dando certo é para ser copiado. E também o programa Ser Luverdense Habitação, que é um modelo que pretendemos desenvolver em Sorriso. A gente precisa entender o que está dando certo e tentar levar para o nosso município. Então, é um dia bem feliz”, declarou.
Com crescimento populacional acelerado, na casa de 18% a 20% ao ano, Sorriso enfrenta os mesmos desafios habitacionais de Lucas do Rio Verde. Para o prefeito Alei, a habitação é peça-chave para garantir dignidade às famílias e atrair mão de obra qualificada para o município. “São cidades hoje com o custo de vida elevado e, para que você atraia mão de obra, a gente precisa propor esses programas de habitação”, reforçou.
A visita também reforça o compromisso da gestão em fomentar parcerias, valorizar boas práticas regionais e colocar Sorriso no mesmo patamar de eficiência administrativa de municípios considerados modelo em gestão. Ao conhecer iniciativas como o Ser Luverdense Habitação — que já possibilitou mais de 4 mil oportunidades de moradia nos últimos anos , Alei sinaliza um novo tempo para a população sorriense.
O encontro contou ainda com a participação dos secretários de Lucas, Alan Togni (Governo e Administração) e Danilo Messias (adjunto de Desenvolvimento Econômico), consolidando a integração institucional entre os municípios.