- CUIABÁ
- SEGUNDA-FEIRA, 12 , JANEIRO 2026


Prometendo uma atuação humanizada, técnica e preventiva no controle das contas públicas, Alisson Carvalho de Alencar tomou posse nesta terça-feira (23) como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), após ter o nome aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa (ALMT). A cerimônia ocorreu em sessão plenária da Corte de Contas.
Ex-procurador-geral do Ministério Público de Contas, Alisson assume a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Valter Albano, que atuou por 24 anos no Tribunal. A aprovação na ALMT contou com a participação de 23 deputados estaduais, que confirmaram a indicação feita pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta.
Em seu discurso de posse, Alisson destacou os 16 anos de trajetória no sistema de controle externo e agradeceu o apoio recebido durante o processo de escolha. “Mais do que votos, recebi apoio”, afirmou, ao mencionar conselheiros, colegas do Ministério Público de Contas e autoridades políticas envolvidas na decisão.
Ao se dirigir aos membros do TCE-MT, o novo conselheiro ressaltou a honra de suceder Valter Albano e defendeu que o Tribunal amplie o papel orientador junto aos gestores públicos. Segundo ele, o foco deve estar na prevenção de falhas administrativas, antes da aplicação de sanções.
“O TCE é considerado um dos melhores do país diante da sua atuação técnica. Antes de julgarmos, precisamos de um tribunal humanizado, que se coloque no lugar de quem administra, entendendo dificuldades e buscando evitar desperdícios e erros”, declarou.
Alisson também agradeceu ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa, destacando a importância da sabatina e do debate institucional. Ele afirmou que pretende manter diálogo permanente com os gestores e com a classe política, com o objetivo final de contribuir para a melhoria da gestão pública e da qualidade de vida da população.