- CUIABÁ
- DOMINGO, 20 , JULHO 2025
O almoço com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reuniu a nata da política mato-grossense, na Fazenda Bom Futuro, do barão do agronegócio e ex-ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi, nesse sábado (19). O encontro endossou apoio apoio à candidatura do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) ao Governo de Mato Grosso em 2026 e também reforçou o discurso de pacificação nacional como saída para a instabilidade política e econômica.
Entre os presentes, além de Tarcísio, estavam o governador Mauro Mendes (União), o presidente da Assembleia Legislativa Max Russi (PSB), deputado Valmir Moretto (Republicanos), o ex-deputado federal Neri Geller (Republicanos) além da ex-ministra e senadora pelo Mato Grosso do Sul Tereza Cristina e os primos Erai e Blairo Maggi, que apoiou o presidente Lula na eleição passada. O encontro antecedeu o casamento da filha do ex-senador Cidinho Santos, que também estava presente ao lados de secretários de Estado.
Para a reportagem do FatoAgora, um dos presentes descreveu o encontro como um “momento de convergência”. Embora, o tom tenha sido informal, a continuidade do projeto político liderado por Mauro Mendes com Pivetta como sucessor natural foi reafirmada.
“A conversa lá foi mais um encontro pessoal, mas claro que a política está presente. A ideia é unificar o Estado de Mato Grosso para continuar esse progresso que vem vindo”, disse o deputado.
Apesar das especulações sobre o futuro político de Tarcísio, que é cotado como presidenciável em 2026, não houve declarações diretas sobre o projeto, mas sim um discurso voltado à necessidade de pacificação do país diante da crise diplomática com os Estados Unidos (EUA).
“A solução que eles defendem é o diálogo, o entendimento. A crise não pode ser eleitoreira. É preciso pensar no Brasil”, disse a fonte, reforçando que usar o cenário econômico e diplomático como palanque eleitoral seria um erro grave.
A presença de Blairo Maggi também chamou atenção, especialmente por sua ligação com o agronegócio e pelo apoio que deu a Lula em 2022. Blairo esteve no evento principalmente por laços pessoais com Cidinho, mas também se mostrou preocupado com os rumos do país.
“O Blairo está preocupado com o Estado, com o país. Todos os brasileiros têm que estar preocupados com essa crise”, destacou.