- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


Pelo menos 40 vereadores de Mato Grosso já se movimentam para compor chapas de candidatos a deputado estadual e/ou federal nas eleições de 2026, mesmo cientes de que as chances de vitória são remotas.
A principal motivação para esses parlamentares é o acesso ao fundo eleitoral, que será liberado pelos partidos para financiar campanhas, além da visibilidade que podem obter visando a reeleição para a Câmara em 2028. Outro fator é a possibilidade de concorrer sem precisar se afastar do cargo, mantendo o salário durante o processo eleitoral.
Nas nove principais cidades-pólo do estado — Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Barra do Garças — quase 30 vereadores já se apresentaram como pré-candidatos.
Em Cuiabá, 11 vereadores estão em pré-campanha. Oito disputam vaga na Assembleia Legislativa: Samantha Íris, Wilson Kero-Kero, Mara Araújo, Adevair Cabral, Alex Rodrigues, Maysa Leão, Michelly Alencar e Dilemário Alencar. Para a Câmara Federal, três buscam candidatura: Rafael Ranalli, Eduardo Magalhães e Kássio Coelho.
Em Várzea Grande, três vereadores pretendem concorrer à Câmara Federal: Bruno Rios, Gisa Barros e Caio Cordeiro. Dos 21 parlamentares de Rondonópolis, ao menos uma, Luciana Horta, vai disputar vaga na Assembleia Legislativa, enquanto Kalynka Meirelles e Paulo Schuh devem desistir da corrida.
Na Câmara de Sinop, quatro vereadores têm foco na Assembleia: Remídio Kuntz, Moisés do Jardim do Ouro, Edvaldo Costa e Toninho Bernandes. Em Sorriso, a vereadora Silvana Perin integra a chapa do MDB para deputada federal.
Em Tangará da Serra, dois vereadores devem concorrer: Horácio Pereira a deputado estadual e Sara Botelho a deputado federal. Em Cáceres, também dois parlamentares buscam vaga na Assembleia: Flávio Negação e Valdeniria Dutra. Em Primavera do Leste, a vereadora Gislaine Yamashita deve disputar uma cadeira na Câmara Federal.