- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


Após 12 anos no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o ex-prefeito de Sorriso (420 km de Cuiabá), Ari Lafin, oficializou sua filiação ao Republicanos, atendendo a um convite do vice-governador Otaviano Pivetta. A mudança foi formalizada nesta segunda-feira (10), em uma cerimônia reservada, marcando uma nova fase na trajetória do ex-gestor, que mira uma das 27 cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Com histórico de gestão e articulação política, Ari Lafin é reconhecido como uma das lideranças mais fortes do interior de Mato Grosso. Segundo ele, a decisão de se filiar ao Republicanos foi construída ao longo dos últimos meses, após diálogos com diferentes legendas e lideranças.
“Foi um processo de construção e alinhamento de ideias. Entendo que o Republicanos tem um projeto sólido e comprometido com o desenvolvimento do estado”, afirmou Lafin.
Com o ingresso no Republicanos, Ari passa a integrar o grupo político liderado por Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e Otaviano Pivetta, que tem articulado o fortalecimento da sigla em Mato Grosso com vistas às eleições de 2026.
O partido tem ampliado sua base no estado e se consolidado como uma das principais forças do cenário político regional. A movimentação conta com o apoio dos deputados estaduais Nininho e Diego Guimarães, além dos ex-deputados Leonardo e Eduardo Mancioli, já filiados ao Republicanos.
Trajetória e experiência política
Ari Lafin acumula 27 anos de filiação partidária, com passagens pelo MDB e pelo PSDB. No MDB, esteve entre 1998 e 2012, período em que exerceu três mandatos como vereador e chegou à Presidência da Câmara Municipal de Sorriso em 2001.
No PSDB, partido ao qual se filiou em 2012, foi suplente de deputado estadual entre 2015 e 2018, e exerceu dois mandatos consecutivos como prefeito de Sorriso — de 2017 a 2020 e de 2021 a 2024.
Durante sua gestão municipal, exerceu a função de presidente do Consórcio de Saúde (2017-2018) e, entre 2019 e 2020, foi presidente do Consórcio de Desenvolvimento Econômico, o CIDESA.