- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 25 , JUNHO 2025
O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou nesta terça-feira (24) que o Governo do Estado identificou “inconsistências nos estudos” que embasavam as obras no trecho conhecido como Portão do Inferno, na rodovia MT-251, em Chapada dos Guimarães. A declaração foi feita durante coletiva à imprensa, na qual Mendes também adiantou que um novo traçado para a rodovia está sendo avaliado e poderá ser anunciado até o fim de julho.
Segundo o governador, os primeiros levantamentos técnicos, realizados em caráter emergencial, não detectaram todas as particularidades geológicas do local. “Quando iniciou-se o projeto, verificou-se algumas inconsistências ou diferenças geológicas que não haviam sido percebidas. Isso demandou aprofundamento nos estudos técnicos”, explicou.
As obras no Portão do Inferno tiveram início em agosto de 2023, após atrasos provocados por impasses entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. No fim daquele ano, o local registrou diversos deslizamentos de terra, o que intensificou a urgência por uma solução definitiva.
O projeto original, elaborado pela Sinfra e executado pela empresa Lotufo Engenharia e Construções Ltda., previa a retirada do maciço rochoso do local por meio do chamado retaludamento — técnica que consiste na criação de taludes (espécie de degraus) para evitar novos deslizamentos. O contrato foi firmado no valor de R$ 29,5 milhões, com prazo inicial de 120 dias para conclusão.
No entanto, segundo Mendes, os novos estudos indicaram grande dificuldade, ou até impossibilidade, de prosseguir com o projeto na forma original. “Os estudos iniciais mostraram uma grande dificuldade, ou quase uma impossibilidade, de manter aquela rota. É uma análise muito técnica e ainda não tenho o veredito final dos especialistas sobre qual caminho será adotado”, afirmou. “Acredito que teremos essa definição nas próximas semanas, até o fim de julho”, completou.
O governador também informou que sondagens mais profundas foram realizadas no topo do morro para compreender a real composição geológica da área. A partir desses novos dados, técnicos avaliam a viabilidade do retaludamento. “Estamos revendo a solução inicial para entender se ela poderá ou não ser executada, com base na característica real da rocha”, disse.
O projeto de retaludamento foi escolhido inicialmente por apresentar vantagens como maior segurança contra quedas de blocos e risco de colapso do viaduto, menor custo financeiro, prazos mais curtos e menor impacto socioeconômico ao município de Chapada dos Guimarães. Com a nova proposta em estudo, o Governo avalia inclusive um possível redirecionamento do traçado da MT-251 naquela região.