terça-feira, 18 - novembro 2025 - 14:05

Arquiteta e pesquisadora sofre complicações e morre após dar à luz a primeira filha em MT


Larissa Pompermayer Ramos
Larissa Pompermayer Ramos

A arquiteta Larissa Pompermayer, de 30 anos, morreu nesta terça-feira (18) em decorrência de complicações pós-parto, em Campo Novo do Parecis (401 km de Cuiabá).

De acordo com familiares, Larissa enfrentou complicações logo após o nascimento do bebê, que sobreviveu e está saudável.  A morte precoce da jovem causou forte comoção entre amigos, familiares e integrantes de movimentos sociais da região, onde ela era conhecida por sua atuação comunitária e engajamento em pautas sociais.

Larissa era formada em arquitetura e urbanismo e também atuava com maquiadora. Ela consolidou sua trajetória ntre a atuação acadêmica e a pesquisa voltada para temas de gênero. Integrante do grupo Gepgenero, ela desenvolvia estudos sobre mães solo e iniciou o mestrado aprofundando esse recorte.

Durante o primeiro ano do curso, conciliou atividades de pesquisa, escrita e participação em debates relacionados ao tema. Larissa também mantinha presença em espaços de discussão sobre direitos das mulheres e maternidade, levando suas vivências para a produção acadêmica. Seu percurso incluía trabalhos em andamento, participação em grupos de estudo e contribuições em atividades vinculadas à universidade, interrompidos com sua morte.

“Recordamos com carinho o dia em que a conhecemos. Cheia de vida, energia e ideias. Assim também foi quando escreveu, radiante, para contar sobre a gravidez durante seu primeiro ano de mestrado. Esses momentos permanecem vivos na memória do grupo. Que Larissa seja lembrada por sua alegria, por sua forma única de se expressar e pela potência que trazia consigo”, escreveu Gepgenero.

Larissa também era militante do Partido dos Trabalhadores (PT). Por meio de nota, a sigla escreveu Larissa como uma militante dedicada à justiça social e às causas populares, destacando que sua partida repentina deixou “profundo vazio” entre os que conviviam com ela.

“A perda dessa jovem militante nos deixa profundamente abalados. Larissa sempre será lembrada por seu compromisso com a justiça social e sua dedicação às lutas do povo brasileiro. Em nome de todos os filiados e amigos do PT”, citou a legenda.

A família também divulgou nota lamentando a perda inesperada, agradecendo as manifestações de apoio e pedindo orações para atravessar o período de luto. Informações sobre velório e sepultamento ainda não haviam sido divulgadas até a última atualização.

+